Página Inicial Notícias Curso de capacitação para a pesca de cardume associado começa nesta segunda-feira (26)
Curso de capacitação para a pesca de cardume associado começa nesta segunda-feira (26) PDF Imprimir E-mail
Seg, 26 de Novembro de 2018 08:02

A Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Pesca (Codep), ministra a partir desta segunda-feira (26) o curso de capacitação para a pesca de cardume associado pela frota do Ceará, em Itarema, Litoral Leste. O curso, que terá duração de 40 horas aula, tem objetivo de aperfeiçoar e qualificar a mão de obra no setor pesqueiro de cardume associado.

Segundo o engenheiro de pesca da Seapa, Willams Batista, serão realizadas aulas teóricas e práticas, com utilização de recursos audiovisuais e elaboração de um caderno didático-pedagógico para distribuição entre os participantes. Além de Willams Batista, as aulas serão ministradas pelo professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Prof. Guelson Bastista; e pelos engenheiros de pesca, Mestre Lucas de Oliveira e Mestre Manuel Alves, ambos também da Ufersa.

Fará parte da conteúdo programático: Equipamentos eletrônicos de auxílio a pesca e navegação; Uso do GPS, marcação de pontos, determinação de rotas de navegação, uso de cartas náuticas digitais, uso da ecosonda e suas configurações básicas; Tecnologias de captura de atuns em cardumes associados; Comportamento agressivo de atuns e afins, principais técnicas de captura em cardumes associados, tipos de iscas e atrativos na pesca de cardume; Manuseio a bordo e qualidade do pescado; Técnicas de abate pós captura; Métodos de conservação; Choque térmico; Tempo de resfriamento; Indicadores de qualidade e Sistema de classificação da qualidade dos atuns.

Em outubro deste ano a Seapa, em parceria com a Marinha do Brasil, promoveu também o I Curso Formação de Aquaviários.

26.12.2018

Assessoria de Imprensa da Seapa