Página Inicial Notícias Secretário Euvaldo Bringel participa de reunião com delegação norueguesa
Secretário Euvaldo Bringel participa de reunião com delegação norueguesa PDF Imprimir E-mail
Seg, 25 de Junho de 2018 16:42

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu nesta segunda-feira (25) uma delegação da Noruega, capitaneada pela cônsul-geral do país no Brasil, Sissel Steen. De acordo com ela, o objetivo do encontro era conhecer as potencialidades do Ceará e estreitar relações com o Governo do Estado e a Indústria cearense para a prospecção de parcerias estratégicas no futuro. A reunião foi conduzida pela presidente do Conselho Temático de Relações Internacionais da FIEC (Corin), Roseane Medeiros. O secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Ceará, Euvaldo Bringel, participou do encontro.

Integravam a delegação norueguesa o cônsul honorário da Noruega em Fortaleza, Marcos de Castro, representante da Innovation Norway, Stein-Gunnar Bondevick, da Norwegian Energy Partners, Adhemar Freire, do DNB (maior banco da Noruega), Claudio Goulart, e da Câmara de Comércio Brasil Noruega, Tom Ringseth. Após o encontro na FIEC, a comitiva seguiu para reunião no Banco do Nordeste. A agenda da delegação será concluída com uma visita ao Porto do Pecém na terça-feira (26).

O coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, iniciou as apresentações falando das principais oportunidades em energia solar e eólica no Ceará. Energias renováveis são um dos setores de interesse da Noruega no Brasil, além de pesca, aquicultura, petróleo e gás. O Ceará conta com um grande investimento norueguês no município de Quixeré. Trata-se de um projeto das empresas norueguesas Scatec e Equinor de geração de energia solar que recebeu um aporte de US$ 215 milhões. O complexo terá capacidade de 162 megawatts e a previsão de conclusão das obras é dezembro de 2018.

O Governo do Estado foi representado pela diretora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Beatriz Bezerra, que apresentou os vetores de desenvolvimento do Ceará e a política estadual de atração de investimentos; e pelo secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado, Euvaldo Bringel. Participaram também do encontro o consultor da FIEC para a área de energia, Jurandir Picanço, o vice-presidente do Sindienergia, sindicato filiado à FIEC, Elias Carmo, o presidente do Conselho Temático do Agronegócio da FIEC (Conag), Bessa Júnior, e a gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota.

A Noruega é conhecida por ser um dos principais países produtores de petróleo e gás da Europa e um dos maiores produtores e exportadores de salmão do mundo. É o oitavo maior investidor no Brasil (IED), tendo ampliado investimentos no país desde 2009. “As empresas norueguesas estão cada vez mais reinvestindo os lucros em suas operações no Brasil, bem como em Pesquisa e Desenvolvimento em estreita parceria com empresas brasileiras e a Academia”, destacou Sissel Steen.

*Assessoria de Imprensa da FIEC

25.06.2018