Página Inicial Notícias Engenheiros de pesca são homenageados em sessão solene na AL
Engenheiros de pesca são homenageados em sessão solene na AL PDF Imprimir E-mail
Ter, 15 de Dezembro de 2015 10:27

A Assembleia Legislativa realizou sessão solene, na noite desta segunda-feira (14/12), no Plenário 13 de Maio, em homenagem ao Dia do Engenheiro de Pesca. O primeiro-secretário da Casa, deputado Sérgio Aguiar (Pros), autor do requerimento, afirmou que a "Engenharia de Pesca desempenha um papel relevante e fundamental no aproveitamento dos recursos naturais aquáticos, por meio da aquicultura, da pesca e do beneficiamento do pescado. A atividade contribui para o fomento da economia do Estado”.

Em nome dos homenageados, o engenheiro de pesca Paulo Parente Lira Cavalcante afirmou estar honrado em receber a homenagem. "Nós fazemos parte de uma das mais brilhantes carreiras da área das agrárias. O campo para a engenharia de pesca será sempre extremamente fértil porque trabalhamos em uma área essencial que a produção de alimentos", disse.

Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-Ce), Victor Frota Pinto, a homenagem da Assembleia representa o reconhecimento do profissional da engenharia de pesca. Segundo ele, apesar do Estado sofrer com a instabilidade climática, enfrentando seguidos períodos de seca, "o engenheiro de pesca é responsável pela tecnologia capaz de amenizar a fome do sertanejo e também contribuir com a balança de exportações de pescado do Ceará".

Foram homenageados com a entrega de placas o professor doutor Gustavo Hitzschky Fernandes Vieira, “in memorian”; a professora Regine Helena Silva dos Fernandes Vieira; o engenheiro de pesca Paulo Parente Lira Cavalcante; o empresário de aquicultura Gentil Newton Evaristo Linhares, representado pelo advogado Adriano Mota Augusto Borges; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-Ce), engenheiro civil Victor César da Frota Júnior; e o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE).

Também participaram da solenidade o engenheiro de pesca o vice-presidente da Federação Nacional dos Engenheiros de Pesca, Glauber Gomes Oliveira; o pró-reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Manuel Furtado Neto; o superintendente do Ibama no Ceará, Carlos Alexandre Gomes de Alencar; o presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca, Antônio Diogo de Lustosa Neto; além de estudantes da Universidade Federal do Ceará.

Coordenadores e técnicos da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) prestigiaram a solenidade.

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE)

15.12.2015

Julyana Silveira Campos