Página Inicial Notícias Governador e Secretário Osmar Baquit participam da abertura da Expocrato 2015
Governador e Secretário Osmar Baquit participam da abertura da Expocrato 2015 PDF Imprimir E-mail
Seg, 13 de Julho de 2015 12:15

O governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela, a primeira-dama Onélia Maria Leite de Santana, e o secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Osmar Baquit, participaram na noite deste domingo (12) da abertura oficial da Expocrato 2015, maior evento agropecuário do norte-nordeste brasileiro. "Desde criança visito a exposição e não nego que estou emocionado porque é a primeira vez que abro o evento como governador. Fico muito feliz em ver que a Expocrato cresce a cada ano e mostra a força que tem", afirmou o chefe do executivo.

No evento, que chega na sua 64º edição, é possível encontrar Casa de Farinha, Engenho de Rapadura e Centro de Artesanato, que são atrativos para os visitantes e fonte de ocupação e renda para as pessoas de comunidades locais. O visitante que for ao Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti encontrará também a exibição de ovinos, caprinos e bovinos; palestras e oficinas; além de uma extensa programação musical e parque infantil. A Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), está com stand montado durante toda a semana com apresentações das ações da Secretaria voltadas ao desenvolvimento sustentável do setor agropecuário no Ceará, além de exposição de produtores. O stand foi visitado pelo Governador Camilo Santana, pela vice-governadora Izolda Cela, e a primeira-dama Onélia Maria Leite de Santana, acompanhado do secretário Osmar Baquit.

Durante a realização da Expocrato, estarão montadas mais de 200 barracas de comidas típicas, lanches, bebidas, e ainda mais de 100 expositores de artesanato e produtores da agricultura familiar. As atividades seguem até o próximo domingo (19) e a expectativa da organização do evento é receber mais de 500 mil pessoas. "O agronegócio no Ceará têm muito a mostrar, e o Governo do Estado, é bastante sensível a tudo que envolve o setor, pois tem como seu gestor o Governador Camilo Santana, que foi secretário estadual da Agricultura e sabe das diversas necessidades. A Expocrato reúne em só local técnicos, produtores e presidentes de associações e vamos colher disso boas trocas de conhecimento para melhorar o agropecuário no semiárido nordestino", ressalta o secretário.

Fiscalização

Além do stand da Seapa montado na Feira, a Agência da de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria, está fazendo a fiscalização de todos os animais expostos na Feira, afim de garantir a comercialização de animais saudáveis e vacinados. Segundo o diretor de sanidade animal, José Amorim Sobreira, 5.909 animais foram vistoriados pela equipe da Adagri. "A fiscalização é feita por oito servidos que chegam uma semana antes do início da Feira e seguem até o final do evento", destacou o diretor. Ao todo são cerca de 550 expositores comercializando entre ovinos, caprinos, equinos e suínos. Confira os números da fiscalização: Caprinos: 347; Ovinos: 727; equinos: 47; Muar: 4; Bovinos 358; Coelhos: 40; Aves: 4.380 e Suínos: 6.

Estavam presentes na abertura os secretários Euvaldo Bringel (adjunto-Seapa), Dedé Teixeira (SDA) e Josbertini Clementino (STDS); os deputados federais José Guimarães, José Arnon, Antônio Balhmann, José Airton Cirilo; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque; os deputados estaduais Sineval Roque, José Ailton Brasil e Walter Cavalcante; além de prefeitos e líderes regionais.

13.07.2015

Assessoria de Imprensa da Seapa com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado