Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Secretário da SPA presente no VI Festival Internacional do Camarão
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Secretário da SPA presente no VI Festival Internacional do Camarão PDF Imprimir E-mail
Seg, 17 de Novembro de 2014 07:40

O secretário da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceara (SPA), Dr. Sales, participou da abertura do VI Festival Internacional do Camarão, acontecido nos dias 14 a 16 do corrente mês, em Acaraú/CE, distante 255km de Fortaleza. A solenidade de abertura foi realizada no auditório da Escola Marta Maria Giffoni de Sousa.

Com uma programação variada, o Festival do Camarão da Costa Negra já é conhecido por produzir os melhores camarões do mundo, e na oportunidade, pode apresentar aos seus visitantes e participantes, um verdadeiro paraíso gastronômico, oferecendo pratos diferentes e surpreendentes a cada dia do evento.

Livino Sales, idealizador do Festival e presidente da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), saudou as autoridades presentes, e contou que desde a primeira edição, o Festival contribui para incrementar os negócios e o turismo na Costa Negra, formada pelos municípios do litoral Oeste do Ceará como Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara, que fazem parte do Vale do Acaraú, porém, este seria o último ano da realização do Festival, uma vez que ele, está deixando a presidência da ACCN, mais deixa para o próximo presidente, a incumbência de tocar o Festival.

Ainda por ocasião do “GRAND SHRIMP FESTIVAL”, são homenageadas personalidades e entidades que contribuem para com a realização do mesmo.

Outro momento interativo é quando acontece o julgamento dos pratos preparados à base do crustáceo, entre os chefs convidados que participam da competição gastronômica, usando como matéria-prima o melhor camarão cultivado em cativeiro, pelos chefs, em harmonização com vinhos e outros ingredientes. Neste último ano do evento, a competição se deu entre os vencedores de cada edição passada, e a vencedora, levou um carro zero quilometro.

A Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará, se fez presente com os seus secretários: titular, Dr. Sales, Executivo, Glauber Gomes e o adjunto, Manuel Furtado, que ministrou palestra durante o evento. Quem visitou o Festival, acompanhado do governador Cid Gomes, foi o governador eleito Camilo Santana, que disse: “O festival contribui para a divulgação da gastronomia do Ceará e para o turismo na região”. Camilo disse também, que o governo do Estado, sob sua gestão a partir de 2015, seguirá apoiando o evento.

Já o governador Cid Gomes comentou sobre o mercado de carcinicultura no Ceará, destacando o recente crescimento, e o aprimoramento do setor após alguns anos de dificuldades, relacionadas a aspectos da economia brasileira. "A produção de camarão é hoje uma atividade importante para o Ceará, sendo, o maior produtor do País", disse o governador.

Quem também marcou presença no VI Festival Internacional do Camarão da Costa Negra, foi o prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio e o secretario de Saúde do Estado, Ciro Gomes.

17.11.2014

Assessoria de Comunicação da SPA

Gerson do Valle Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

(85) 3241.0114 – (85) 9954.8989 TIM – (85) 8754.2803 OI

Twitter: @spaceara

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4