Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias SPA coordena debate sobre Certificação Internacional da Pesca da Lagosta do Ceará para a Copa de 2014
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
SPA coordena debate sobre Certificação Internacional da Pesca da Lagosta do Ceará para a Copa de 2014 PDF Imprimir E-mail
Qua, 30 de Maio de 2012 10:29

Na semana da reabertura a temporada da pesca a lagosta que acontecerá no dia 1º de junho, após seis meses do defeso, o Secretário Adjunto da Pesca e Aquicultura (SPA), Prof. Dr. Manuel Furtado Neto, coordenou debate sobre a Certificação Internacional da Pesca da Lagosta do Ceará para a Copa de 2014, promovido no Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Participaram do debate, além do Prof. Dr. Manuel Furtado Neto, o Sr. Ernesto Godelman, consultor do PNUMA/ONU (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), Prof. Dr. Bartolomeu de Souza, representando o Departamento de Engenharia de Pesca da UFC, Prof. Marcelo Augusto Bezerra da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), Paulo Lira doutorando em Ciências Marinhas do LABOMAR, o Analista Ambiental José Augusto Aragão do IBAMA, e a pós-doutouranda Alessandra Cristina do Departamento de Engenharia de Pesca da UFC.

O debate teve como objetivo, esclarecer o processo da Certificação Internacional da Pesca a Lagosta no Ceará, que será realizada pela MSC (Marine Stewardship Council).

O MSC é uma organização global trabalhando com: Pescarias, empresas que trabalham com frutos do mar, cientistas, grupos de conservação e o público para promover a melhor escolha ambiental em frutos do mar. O programa MSC para certificação da pescarias e rotulagem ecológica de frutos do mar reconhece e recompensa a prática da pesca sustentável.

A pesca da lagosta realizada no Estado do Ceará pode ser a primeira pescaria do Brasil certificada internacionalmente como ambientalmente correta pelo MSC. Na América do Sul, apenas a Argentina possui três pescarias certificadas de anchova, hoki (pescada azul), e vieira. Para obter a certificação do MSC da pesca a lagosta no Ceará, terá de atingir as condições de 31 indicadores identificados na pré-avaliação realizada pelo Bureau Veritas, uma organização líder global em serviços de avaliação e de certificação.

Os trabalhos da primeira etapa da certificação compreendem o monitoramento das pescarias de lagosta no estado, a partir de 1º de junho, e a avaliação da situação biológica dos estoques das espécies de lagosta vermelha (Panulirus argus) e de lagosta verde (Panulirus laevicauda), que serão realizados pelo Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará.

 

A Certificação Internacional da Pesca da Lagosta do Ceará para a Copa de 2014 é um projeto da Secretaria da Pesca e Aquicultura (SPA) que tem como parceiros o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM) e a Secretaria Especial da Copa 2014 (SeCopa).

 

Da esquerda para direita: José Augusto Aragão (IBAMA), Bartolomeu de Souza (UFC), Alessandra Cristina (UFC), Marcelo Bezerra (UFERSA), Manuel Furtado Neto (SPA), Ernesto Godelman (PNUMA/ONU) e Paulo Lira (LABOMAR/UFC).

 

Assessoria de Comunicação da SPA

Gerson do Valle Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

(85) 3241.0114 / TIM (85) 9954.8989 / OI (85) 87542803

Twitter: @spaceara

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4