Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Estaleiro e compra de barcos passa a ser realidade no Ceará
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Estaleiro e compra de barcos passa a ser realidade no Ceará PDF Imprimir E-mail
Sex, 23 de Dezembro de 2011 09:08

A Secretaria da Pesca e Aquicultura (SPA) recebeu no dia 27 de julho na SPA os diretores do Grupo Aresa, da Espanha, onde analisaram os melhores barcos para a nossa região e colocaram em primeiro lugar a manutenção da cultura do barco a vela.

O objetivo da reunião foi a instalação de estaleiro para realizar a modernização da frota pesqueira do Ceará e incrementar a pesca do alto mar, e assim fazer com que o estado cumpra a sua parte na cota do atum.

De acordo com o Secretário Flávio Bezerra, a modernização da frota pesqueira não extinguirá a frota artesanal a vela, todo cuidado deve ser tomado na modernização. Os barcos a vela serão substituídos por fibra sintética, mantendo todas as características originais. No caso da mastreação continuará a tradicional.

Os primeiros quatro barcos a serão comprados terão um a medida de 25m e outros de 16m. Será destinada a pesca de atum em alta tecnologia, destacando o equipamento que vem abordo dos barcos chamado SONAR que rastreia o fundo do oceano no raio de 40 milhas. Todos os seres viventes vêm para a tela do aparelho e o computador de bordo fornece todos os dados do cardume. É registrado o volume do cardume, peso geral, número de peixe, peso e tamanho dos peixes. Revelando posição, direção e velocidade deslocamento. Os barcos estão equipados para pesca de cerco.

O município de Paracuru será o beneficiado com a instalação do estaleiro devido ao seu desenvolvimento no setor e por estar perto de outros estados que poderão também começar a realizar o desembarque de seu pescado para a rota da exportação. O rio deverá ter um calado de pesca e também de offshore.

O estaleiro deverá ter uma profundidade de 3,5 à 4 metros de profundidade. A proposta não será só de fabricar os barcos e sim, gerar empregos com mão de obra qualificada para a manutenção dos barcos, qualificação das pessoas para operar no estaleiro, fiscalização pesqueira, formação de armadores, capacitação dos pescadores no manuseio do pescado, desenvolver uma escola de capacitação para os pescadores artesanais e armadores.

Na reunião com a SPA foi cogitado que para o primeiro momento seriam fabricados 135 barcos (artesanal e industrial). Para a pesca da lagosta, o barco apropriado tem 13,5 m de cumprimento com a capacidade de 5 tripulantes.

Já no dia 28 de julho o secretário Flávio Bezerra participou de audiência com o governador Cid Gomes juntamente com os diretores do Grupo Aresa, Sr. Oriel e Antônio Nunez. No dia 17 de agosto, Flávio Bezerra participou de outra reunião com o governador para tratar do assunto do estaleiro.

No mês de setembro, o secretário Flávio Bezerra, foi a Espanha nos dias 11 a 16, onde visitou in loco toda a infraestrutura da empresa como também conheceu as embarcações. O governador Cid Gomes também esteve visitando a empresa no mesmo período.

Após a satisfação do secretário Flávio Bezerra, com o empreendimento do grupo Aresa, o governador realizou visita para a Espanha e confirmou a construção de um estaleiro em Paracuru. A intermediação da SPA com o governador foi de grande importância para a realidade do estaleiro no Ceará.

 

Assessoria de Comunicação da SPA

Gerson do Valle Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

(85) 3241.0114 / TIM (85) 9954.8989 / OI (85) 87542803

Twitter: @spaceara

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4